Como eu comecei a cozinhar?
Vamos lá, é uma longa história!
Sou a caçula de cinco irmãos!!!!
Já sabem o que isso quer dizer né??!!
Vida mansa, folga, proteção.....né??!
Só que não, fui uma caçulinha bem ativa, claro que a proteção existia, os fuxicos nem se fala.....
Mas, enquanto caçulinha trabalhei bastante com meus pais. E na fase em que eu deveria estar aprendendo a cozinhar, adolescência e juventude, estava ocupada com outras coisas, além de estudar muito, me desdobrava para atender as demandas dos comércios que funcionavam em paralelo e ao lado um do outro, do meu pai e da minha mãe.
Ora eu ajudava a vender cimento e areia com meu pai ( e modéstia a parte, fazia muito bem) e ora eu vendia frango assado com minha mãe.
Então, o tempo passou e eu não aprendi a arte de cozinhar, o título ficou à cargo da minha irmã do meio, Regina, que cozinha muiiiiito bem.
![]() |
| Regina-a irmã do meio. |
Apesar de minha mãe mandar muito bem na cozinha, não me preocupei em aprender, afinal a Mana, estava por conta da função.
Massssssss, passei no vestibular e tive que mudar de Estado....opa!
E agora "José?"
Pois é, conheci de fato, um tal José, um Márcio José, que mudou essa realidade.
Aos 22 anos, este rapaz apareceu na minha vida e como éramos forasteiros em terras distantes da nossa família, resolvemos fazer um acordo para nos ajudarmos com nossa despesa diária com comida na rua.
Minha família em Imperatriz-MA e a dele em Valadares-MG, daí ele propôs...."faz comida pra nós dois?"
A gente estava começando a namorar....daí veio o impacto....e agora???
Não sei cozinhar!
Mas, eu não podia recuar, tive que aprender.
O primeiro arroz aos 22 anos (que vergonha), ficou estilo "pega-macaco", aquele que substitui a cola sabe?!rsrs
A panela de pressão para cozinhar o feijão, nem sabia como funcionava, o feijão ficou hiper duro...rsrs
O bife???Hambúrguer da Sadia....rsrsrs
No entanto, havia um combustível que me impulsionava a querer aprender aquela arte.
Meu namorado!!!Nunca reclamava da comida horrorosa que eu fazia!E a minha vergonha e o constrangimento de sua paciência em esperar que eu aprendesse me faziam querer cada vez mais tentar acertar.
Posso dizer que aprendi a cozinhar. E amo fazer isso!
Sou uma Master Chef? Que nada!
Sou conhecedora dos mais variados temperos??Com certeza não, nem sei que gosto eles têm.
Sei fazer variados pratos???Também não!
Faço coisas basiquinhas, com pouquíssimos temperos, os mais comuns, tipo alho, cebola e sal!
Mas, com certeza, faço o melhor que posso!
Pra mim, hoje, cozinhar é uma arte, uma forma de demonstrar amor pela minha família e pelos convidados que recebo em casa.
E confesso, não gosto de receber visitas de surpresa, pois pra cada pessoa que recebo gosto de pensar, carinhosamente, no cardápio que mais combina com ela e preparar a casa, perfumando o ambiente, para que essa visita se sinta especial!
Porque resolvi escrever sobre isso?Talvez para encorajar vocês a experimentarem essa deliciosa terapia, a de CoziAmar!
Depois de anos, cozinhando em casa, resolvi aventurar-me com minha maior inspiração de garra, minha mãe! MasterMamis💓💓
Fomos fazer um curso no Senac- Curso de Canapés, o detalhe foi que o curso era de aperfeiçoamento para quem já estava na área !
E nós duas caímos de paraquedas na ala das grandes cozinheiras.
Que emoção!A gente não conhecia quase nada dos temperos e ingredientes oferecidos lá.
Minha mãe deu dor de barriga de tanto nervoso, pois era uma espécie de concurso, a gente tinha que bolar os canapés e apresentar.
Geralmente éramos as últimas a entrar na cozinha e pegávamos os ingredientes que restavam, pois a gente nem sabia o que ia fazer, não planejávamos nada, sem noção total!
Uma grande aventura de mãe e filha. Mamis amei estar com a senhora. I love you💝
Daí, concluindo, depois de muitos perrengues e informações não cedidas por colegas mais experientes, fomos agraciadas com um prêmio por causa do mais saboroso canapé!!!
Mas não ganhamos sozinhas, empatamos com uma outra amiga, Laércia Bruno, hoje dona de um buffet.
Obrigada Jesus!
E termino aqui este post, incentivando você a aprender um prato básico e servir pra quem você ama!
![]() |
| Café com biscoito. Decoração Sílvia Alencar e Lídia Mury |
![]() |
| Arroz, salada, couve refogada com limão e Chambari (Dayana Lima) |
![]() |
| Angu, coxinha de frango grelhada, rúcula e tomate cereja |
![]() |
| Penne ao molho vermelho e banana da terra grelhada |
![]() |
| Curso Canapés- Mamis |
![]() |
| Eu(Ricelly) e Láercia Bruno |
![]() |
| Empada de carne de sol com purê de abóbora |
![]() |
| Canapé- Recheio de creme de maçã verde, com nozes e cereja |
![]() |
| Colinho de mamãe |
![]() |
| Melhor abraço |
![]() |
| Canapé- Ostra de ameixa, com recheio de carne de sol com creme de abóbora e queijo Dono do melhor sabor da noite. |
![]() |
| Ostra de ameixa |
![]() | ||||||||||||||||||
| . |
![]() | |||
| Mamis e os canapés |
![]() | ||
| Empada aberta- Ricota, maça verde e calabresa |
![]() | |||||
| Eu(Ricelly), Mamis e Laércia Bruno(a colega que empatou o concurso conosco) |
![]() |
| Noite de premiação-Um livro de receitas do Senac, topíssimo! Super professora - Laura |






















Comentários