O que é?
O que é discípulo segundo o dicionário da língua portuguesa?
1 Aluno. 2. Quem divulga e segue as doutrinas propagadas por outro.
Pra divulgar, precisamos ouvir e pra ouvir é necessário que alguém conte.
O discipulado deve começar dentro de casa, as pessoas que vivem conosco devem ser capazes de enxergar Jesus em nós e querer segui-lo através do nosso estilo de vida.
Se a nossa família não consegue perceber Cristo em nós, algo esta errado.
"Disse ainda: "Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó". Êxodo 3:6a
No texto de Êxodo fala que Deus era Deus de Abraão, Deus de Isaque e de Jacó. Esse Deus só poderia ser o Deus da descendência de Abraão se ele fosse capaz de transmitir a sua fé à sua geração. Ele foi um discipulador e o seu Deus também foi o Deus de seu filho e neto.
"Que todas estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração!
"Tu as ensinarás com todo o zelo e perseverança a teus filhos. Conversarás sobre as Escrituras quando estiveres sentado em tua casa, quando estiveres andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares." Deuteronômio 6:6
Notem o que a Bíblia diz: Ensinarás com zelo e perseverança! Não é uma só vez!
Conversarás sobre as escrituras quando estiver sentado, andando, quando formos dormir e quando despertarmos pra um novo dia! Isso quer dizer que isto é um ciclo, porque dormimos e acordamos todo dia, enquanto houver vida em nós esse ensinamento não cessa. Devemos aproveitar cada oportunidade.
O texto não está dizendo "faça um culto em sua casa e pare o que você esta fazendo pra ensinar teu filho". O texto diz "não importe o que você esta fazendo aproveite a oportunidade pra ensinar teu filho no caminho."
E ele diz ainda NO CAMINHO.
NO = É uma contração, combinação da preposição em com o artigo definido o.
Preposição é a palavra que liga dois termos (palavras) de uma oração, estabelecendo relações entre eles. Contração é a ligação da preposição com palavras de outras classes gramaticais, passando a constituir um só vocábulo.
Deus usou a contração NO pra dar uma ordenança que gramaticalmente quer dizer a ligação entre dois termos, que estabelece relação entre eles e constitui um só vocábulo.
Fazendo uma comparação entre os termos da gramatica e nós, seres humanos, podemos dizer que ensinar NO caminho liga duas pessoas, estabelecendo um relacionamento entre elas, constituído um só caminho, um só pensamento, uma só fé!
Implica dizer que não é possível você ensinar outro a fazer algo se você já não souber e não fizer junto.
Na primeira parte do versículo o texto diz ..."Que todas estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração..."
Pra que eu seja capaz de ensinar, primeira estas palavras precisam estar em meu coração.
Preciso vive-la no meu dia a dia.
Tem uma frase que diz mais ou menos assim: "Quando as palavras não convencem, o exemplo arrasta."
Quando o meu cristianismo, meu estilo de viver estão na esfera da teoria e não vivo eles, meus filhos, minha família jamais será meu discípulo, porque meus atos falam mais altos que minhas palavras.
O discipulado começa em casa! Nosso discipulado precisa transformar ou afetar o meio que nos cerca. Um exemplo disso esta em II Reis 5:1 e 2.
"Naaamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o Senhor dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso.2 Ora, tropas da Síria haviam atacado Israel e levado cativa uma menina, que passou a servir a mulher de Naamã. Um dia ela disse à sua senhora: "Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra. O rei da Síria respondeu: "Vá. Eu darei uma carta que você entregará ao rei de Israel". Então Naamã partiu, levando consigo trezentos e cinquenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupas finas. 6 A carta que levou ao rei de Israel dizia: "Com esta carta estou te enviando meu oficial Naamã, para que o cures da lepra. 7 Assim que o rei de Israel leu a carta, rasgou as vestes e disse: "Por acaso sou Deus, capaz de conceder vida ou morte? Por que este homem me envia alguém para que eu o cure da lepra? Vejam como ele procura um motivo para se desentender comigo! 8 Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado suas vestes, mandou-lhe esta mensagem: "Por que rasgaste tuas vestes? Envia o homem a mim, e ele saberá que há profeta em Israel". 9 Então Naamã foi com seus cavalos e carros e parou à porta da casa de Eliseu. 10 Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: "Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado". 11 Mas Naamã ficou indignado e saiu, dizendo: "Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria em pé o nome do Senhor, o seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra.12 Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Será que não poderia lavar-me neles e ser purificado?" E foi embora dali furioso. 13 Mas os seus servos lhe disseram: "Meu pai, se o profeta tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais quando ele apenas diz que se lave, e será purificado!"14 Assim ele desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança.
É interessante ver nesse texto a aplicação do versículo " Tão somente guarda-te a ti mesmo e cuida bem da tua própria alma, a fim de que jamais te esqueças dos muitos sinais que os teus olhos contemplaram, e para que tais vivas recordações nunca se apartem do teu coração, em nenhum dia da tua vida. Ensina-as com dedicação aos teus filhos e aos teus netos. Deuteronômio 4:9
Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele! Provérbios 22:6
A tropa Síria invadiu Israel e elevou entre os cativos uma menina que foi levada como escrava para ser serva na casa e Naamã. Mas essa menina estava preparada pra viver essa situação, ela havia sido discipulada. Ela estava numa condição de escrava, poderia ter se revoltado contra Deus e questionado porque Ele havia permitido que ela saísse da sua terra e agora se encontar naquela situação.
E porque Naamã deu ouvidos aquela menina?
Provavelmente ela dava um bom testemunho de sua fé aliada as suas ações, deveria ser uma excelente serva e conquistou a confiança de seu senhor.
A menina sabia da identidade dela em Deus, com certeza ela sabia que Ele usaria as circunstancias adversas de sua vida pra cumprir o Seu propósito.
No versículo anterior diz: "Tão somente guarda-te a ti mesmo e cuida bem da tua própria alma, a fim de que jamais te esqueças dos muitos sinais que os teus olhos contemplaram, e para que tais vivas recordações nunca se apartem do teu coração....."
A menina guardou e não esqueceu daquilo que ela havia aprendido e visto sobre seu Deus fazer em sua terra e na primeira oportunidade falou de sua fé no meio onde ela se encontrava. Transformando a vida daquele homem.
O Rei de Israel ao receber a carta, se desesperou. Eliseu ao saber da mesma notícia que o rei de Israel havia recebido, reagiu diferente, porque sabia quem ele era em Deus, sabia sua identidade. Ele também havia sido discipulado por Elias.
"Elias partiu rapidamente dali e encontrou Eliseu, filho de Safate, que arava com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a décima segunda. Elias se aproximou de Eliseu e lançou sua capa sobre ele. 20 Então, deixando os bois, Eliseu correu até Elias e rogou: “Deixa-me abraçar e dar um beijo de despedida em meu pai e minha mãe, e então te seguirei!” Elias lhe respondeu: “Vai e volta depressa! Lembra-te do que fiz contigo!” 21 E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a serviu ao povo, e eles todos comeram. Depois partiu com Elias, tornando-se o seu assistente e aprendiz.
Devemos viver o discipulado dentro de casa, começando com esposa, depois filhos e assim por diante.
Uma pesquisa cientifica feito nos EUA, comprova que 90% dos presidiários, assassinos mendigos, drogados, viciados vem de uma casa onde o pai é ausente. Pai omisso.
É melhor um pai morto do que um pai omisso.
O mundo está tomando esse tipo de direção de desajuste familiar, de caos, de falta de identidade, por falta de um discipulado feito em amor dentro de casa, andando NO CAMINHO, estabelecendo relações.
Os homens precisam assumir sua paternidade e sacerdócio com responsabilidade e as mulheres o papel de guardiã do lar.
As famílias querem ser chamada de família mas não querem assumir o papel que cabe a cada um desempenhar, o papel de educar, de disciplinar de transmitir o conhecimento. O que tem sido delegado a outras pessoas, a instituições, a creches e igrejas. E quando falo desses lugares, não é pelo fato de deixarem seus filhos lá, mais de sobrecarregar estes lugares achando que a educação, os princípios e valores virão de lá.Os pais terceirizaram a vida de seus filhos, não querem parar pra instruir, mas em algum momento vão ter que parar pra consertar o que não foi instruído e o tempo gasto será maior e mais doloroso.
Sejamos discípulos de Cristo e discipuladores em nossas próprias casas.
Pra terminar:
O Discipulado antes de tudo é um relacionamento entre um discipulador e seu discípulo, entre um mestre e seu aprendiz, a fim de transmitir conhecimento, maturidade, ensinamentos para o crescimento da vida cristã e no conhecimento de Deus, através de um relacionamento pessoal e próximo. O maior intuito do discipulado é levar o discípulo ao caminho da maturidade cristã e fazendo com que cada um se torne um discípulo de Jesus. Esse deve ser o alvo final do discipulado, levar as pessoas a serem discípulas de Jesus.
Discipulado é um compartilhamento de vida através de relacionamentos que passam pelo crivo da Palavra de Deus.


Comentários