Pular para o conteúdo principal

Encontro com a Beleza Simeduc- Raquel Brito

 “Se há alguém indiferente à beleza, sem dúvida, é porque não a percebe”. Roger Scruton

Esse era o meu estado, a não percepção da beleza. Nem ao menos sabia o seu significado. Resumia tal palavra a um ser bem vestido, bem penteado ou bem maquiado. 
_____________________________________

Para alguns representa uma nova decoração, uma tinta nova na parede, móveis novos, nada de significativo. Para minha família e para mim, representa uma metanóia, mudança de pensamentos e de visão. 
Por 37 anos enxerguei o mundo por lentes embaçadas, sujas, cheias de manchas, com o grau desajustado. 
Lâmpadas penduradas por fios emendados com fitas isolantes, tudo aparente, excesso de desorganização e de coisas, coisas essas que não acrescentavam apenas entulhavam. Nenhum quadro, nenhum arranjo, nada de jarros ou flores. A casa era funcional e feia. Havia um pavoroso lençol florido sobre o antigo sofá de suede. O sofá não permaneceu por muito tempo e logo na sala havia redes penduradas, o aspecto era de um verdadeiro “cortiço”. 
O quarto era tumultuado na aparência, todos da casa dormindo juntos, lençóis de todas as cores e estampas variadas com fronhas de todo jeito, uma lâmpada pendurada e um buraco no teto. Desordem, porém funcional. 
A convivência era harmoniosa, parecia um ninho, mas o ambiente escasso de qualquer beleza ou organização, e não era por falta de fazer, era por falta da visão correta. 
Eu nunca soube apreciar arte, nunca houve espaço para eles em minha vida. Pra mim era algo inútil. 
Até que em Março de 2020 iniciei minha jornada de leituras, autoeducação e descobertas. Meus olhos se abriram para muitas coisas. 
Sentia Deus me guiando no deserto como uma coluna de fogo iluminando meu caminho de trevas em minha ignorância. Eu fui me descobrindo até que próximo ao meu aniversário de 38 anos comecei a assistir SIMEDUC TALKS (maratona), um divisor de águas em minha vida. Muitos temas foram abordados. Mas um deles me deixou profundamente marcada. Desestabilizada. Confusa. Inquieta. Confrontada. 
O assunto foi tão complexo que não fui capaz de digeri-lo. Raquel Brito falava naquele dia sobre beleza, sem ela não há educação. Passados alguns dias essa palavra ecoava em minha alma obscurecida. Comecei a orar e pedi a Deus que me mostrasse o que era a tal “beleza”, a parte de minha educação que havia deixado uma lacuna.
Fui à casa de uma professora de artes de minha cidade e dentro de sua biblioteca particular, disse a ela: - Explique-me o que é beleza.
 - Leia este livro (A arte não precisa de justificativa), disse ela.
Eu estava de viagem marcada. Li o livro dentro do avião em duas horas. Recostei minha cabeça na janela do avião e em meios a tantos passageiros, eu só chorava e pedia perdão a Deus por tamanha ignorância, por minha cegueira de anos. 
O livro descortina pra mim de forma compreensível, à minha rasa mentalidade que Beleza = Bondade + verdade pautadas no absoluto de Deus.
O livro destrincha o assunto. Minhas lentes embaçadas e desfocadas, sujas e manchadas, começam a ser ajustadas. Ali, ainda, dentro do avião, observei o céu tão azul, com nuvens tão diferentes umas das outras, cada uma com seu formato, embelezado aquela imensidão. Daquele dia em dia, comecei a perceber um DEUS de ordem, de organização, de detalhes, de pura inspiração. À sua criação exibe Seu bom gosto, sensibilidade, a importância que Ele dá ao tema beleza. As flores, cada uma com seu perfume com sua paleta de cores, tantos tons, tantas espécies...
A vegetação, formando um composê perfeito composto por tons verdes. Todo o universo expressa o caráter grandioso, fabuloso e detalhista de Deus. Passei a contemplar tudo sob uma nova óptica. Naquele momento, as lâmpadas com fios expostos emendados, furos no teto, a desordem da casa já não cabiam em meu coração.
A desordem e o caos estavam dando lugar ao belo (não apenas aparência). Eu buscava além de um templo interno onde Deus habitava, que minha casa física, meu lar revelasse ordem, verdade, bondade, a beleza de Deus. 
A feiura, no meu caso, não tinha a ver com recurso financeiro, mas com minha visão extremamente limitada, com minha cosmovisão.
Porque bagunça, desordem, caos não condizem com um Deus perfeito criador tão detalhista, cheio de beleza.
Então, termino meu testemunho dizendo: as lâmpadas penduradas com fios expostos deram lugar a belas e simples luminárias, o teto esburacado deu lugar a uma superfície homogênea, limpa e clara; as paredes sem vida e suja deram lugar a novas cores vivas; a rede na sala deu lugar um bonito sofá clássico; a mesa feia e que ocupava muito espaço deu lugar a uma nova, redonda e aconchegante. Os quartos agora abrigam cada um no seu lugar! 
Nas paredes há diferentes quadros revelando sempre uma bela arte e uma mensagem pintada!
E eu permaneço caminhando rumo a novas descobertas, prosseguindo em conhecê-LO.
Obrigada SIMEDUC e Raquel Brito. 
Com carinho, Ricelly Catalunha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filmes pra assitir e aprender com eles em Família!

Igreja sem paredes, Deus faz!

Talvez você se pergunte porque eu escrevo isso, pra que relatar. Escrevo porque abrimos as mídias todos os dias e somos bombardeados por notícias ruins, pela falta de amor, por tragédias....e então escrevo pra mostrar o zelo, o amor, a bondade de Deus através de pessoas comuns. Heróis sem capas! Antes de tudo isso acontecer, Lucas estava lendo a Bíblia para Daniel, eles aprendiam através da historia da noite sobre Paulo e Silas na prisão, como eles oraram e Deus os libertou!   A nossa vida é como a grama; cresce e floresce como a flor do campo. Aí o vento sopra, a flor desaparece e nunca mais ninguém a vê. Mas o amor de Deus, o Senhor , por aqueles que o temem dura para sempre. Salmos 113:15 e 1 6      E o texto começa assim....A nossa vida de fato é como a erva do campo, ela está lá de manha e dai um tempo depois pode murchar e desaparecer.   Daniel estava ansioso para arrancar seu dente mole, pediu pra orar pedindo que Deus desse a ele cora...

Dai honra a quem tem honra!

" Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus."  Romanos 8:28 Querem ser bem atendidos como eu fui??? Vai a dica ai das empresas onde compro e faço questão de divulgar! Algumas empresas aqui em Palmas-To merecem meu respeito como cliente, tornaram-se mais que vendedoras, tornaram-se parceiras na história da nossa jornada aqui, pois sonham conosco. Fazem um trabalho muito além de um balcão, essas empresas merecem nossa gratidão, nosso respeito e nossas honrarias. Quando falo nessas empresas, não me refiro só a bom preço, mas a excelência na qualidade do atendimento, são vendedores que  nos enxergam com um olhar de empatia, se colocando em nosso lugar, fazendo como gostariam que fizessem com eles e não apenas empurrando um produto qualquer pra obter comissões. Somos fiéis aos nossos queridos vendedores, àqueles que vestem à camisa da empresa. Se você tem uma super ideia, ultra mirabolante, mas não sabe como tirá-la de sua caixola e trazer para ...

O chamado de Deus

A Bíblia nos relata que nos primórdios de todas as coisas, Deus arrependeu-se de ter criado o homem, por ter se multiplicado a sua maldade. Gênesis 6:5 Mais um homem, mesmo em meio a tanta iniquidade, chamou a atenção de Deus por ser íntegro, justo e andar com ELE, esse homem era Noé. Noé achou graça diante de Deus. Gênesis 6:8. Deus fez então uma aliança com Noé, dando-lhe uma ordem para construir uma arca que serviria para abrigá-lo com sua família, e um casal de cada espécie de animal existente naquele tempo, porque Deus iria mandar um grande dilúvio, uma grande chuva que destruiria tudo. Aquele que estivesse na arca com Noé, estaria a salvo! Com certeza Noé e sua família limpavam a arca todos os dias para retirar toda à sujeira deixada pelos animais que com eles estavam. Os dias de hoje não são diferentes dos dias vividos por Noé no que se refere a maldade, pois essa tem se multiplicado, o amor entre as pessoas tem se esfriado, a violência já faz parte do nosso cotidiano, pessoas t...