Bolo Real
Bolo real porque minha amiga tem nome de realeza: Elizhabete Deodato Ramos
Passei alguns anos de minha doce vida de esposa e mãe, sofrendo ao fazer bolos. Eu não conseguia fazer um bolo. Formas e formas jogadas fora.
Mas passados quase vinte anos de tentativas, minha amiga da Realeza chegou em minha vida e minha casa para ficar...rsrs
Ela não tem querer, então tem que ficar...rsrs
Ela não gastou mais que quinze minutos de uma aula prática, após um jantar em minha casa, em que compartilhavamos sobre nossa ida pela primeira vez ao Chile em 2025.
Então ela me ensinou o bolo-bolo!
E vou deixar aqui registrado a receita do jeito que ela me ensinou.
Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 3 xícaras de trigo
- 1 xícara de leite
- 4 colheres de margarina bem gelada
- 1 colher de fermento.
Modo de preparo:
Pré aqueça o forno à temperatura de 160º C. Unte e enfarinhe a forma.
Bata na batedeira, com velocidade máxima, a margarina e o açúcar até virar um creme. Quando estiver no ponto, adicione apenas um ovo, para não perder a consistência. Depois acrescente o próximo ovo. E
depois o outro. Lebre-se de adicionar um ovo por vez, sem desligar a batedeira.
Depois do creme pronto, peneire uma xícara de trigo (e o fermento), por vez sobre o creme, e vá mexendo com o fue, carinhosamente, nunca rapidamente para não ativar o glúten e a massa ficar pesada. Vá acescentando os pingos de leite e mexendo levemente, até que a massa pingue do fue.
Coloque a massa na forma e leve ao forno por aproximadamente 45 minuos. Espete o bolo ao final e verifique se está assado. Se estiver pronto, retire do forno e não deixe permanecer dentro do forno, mesmo desligado.
Pronto, 20 anos de espera resolvidos em 15 minutos de aula. Obrigada Amiga Realeza. Te amo.
Comentários